MANUAL DOS TEMPEROS

Essa página foi criada para vocês conhecerem todos os temperos que a nossa culinária oferece, tanto os brasileiros, como os de outros países. As vezes ficamos receosos de usar por não conhecer, não tenham medo, o tempero é o coração de uma boa receita!!!





Açafrão

Categoria: Flor



Em pó e em natura.



Dica de uso: ótimo para temperar sopas e peixes, paella, vitela e bacalhau. Também pode ser utilizado em bolos, coloração de arroz e risotos. 


Conhecido como o tempero mais caro do mundo, seu alto preço justifica-se pelo fato de ser necessário mais de 200 mil flores para se obter 1 Kilo em pó.



Alecrim

Categoria: folha



desidratado e em ramos

Dicas de uso: de sabor fresco e doce o alecrim é utilizado em um grande número de preparo de carnes em especial na carne de porco e carneiro. Dá sabor especial a batatas e manteiga, pode ser usado em decoração de pratos antes de servi-lo.


Anis estrelado

Categoria: Semente


Semente in natura


O anis estrelado é uma daquelas especiarias que muitas pessoas odeiam devido ao seu sabor de anis. É muito pouco usado aqui no Brasil mas é uma especiaria muito importante na cozinha da China e do Vietnã. É usado também em alguns pratos da cozinha indiana, como o biryani - deliciosa preparação de arroz com carne, e em países do sudeste da Ásia.

O anis pode ser encontrado inteiro ou moído, mas é normamente usado inteiro em pratos com muito caldo e de cozimento lento. Deve ser retirado ao final da preparação.

É um dos ingredientes que compõem a mistura de cinco especiarias chinesas.

É muito forte e quando moído tem sabor mais forte ainda. Basta uma estrela ou um pitada para condimentar uma preparação.

As sementes tem pouco sabor e podem amargar, por isso são normalmente retiradas com a ponta de uma faca e descartadas.

Combina muito bem com doces, geléias, sobremesas e principalmente com frutas em calda. Experimente colocar uma estrela em compotas de goiaba, manga e até mesmo em doce de banana. 

Combina com shoyu e pode ser usado em caldos e molhos orientais à base deste ingrediente.

Em pratos salgados combina com carnes: frango, carne de vaca e até em caldos para peixes e frutos do mar. Fica delicioso e é muito usado com carne de porco e pato. Experimente marinar costelas de porco com shoyu e anis estrelado.

É usado também com arroz, em sopas, caldos e cozidos. 

Pode temperar também tubérculos, fica ótimo com abóbora.

Aromatiza chás. Experimente fazer um chá preto e colocar um pedaço de anis estrelado!





Baunilha

Categoria: Fruta


A fava e a essência de baunilha é a essência adocicada e aromática obtida dos frutos da orquídea Vanila. O sabor vem da vagem da baunilha. A fragância da baunilha reforça uma variedade de pratos doces como pudins, bolos, cremes, suflês e principalmente sorvetes. O sabor da baunilha se destaca em muitos chocolates e produtos de confeitaria. Pode ser ingrediente de caldo de carne, vitela, peixes e frutos do mar. Essência e açúcar baunilhado são acrescidos nas receitas conforme a orientação do preparo. Já as favas são fervidas junto a algum ingrediente líquido.
A baunilha é de fato classificada como uma especiaria e a seguir do açafrão e do cardamomo é considerada a terceira mais cara do mundo. Os Estados Unidos consomem mais de metade da produção de baunilha mundial, pois é ainda o sabor preferido para os gelados naquele país.



Canela da Índia (canela de ceilão)




Canela da China(canela cássia)






A canela do Ceilão (canela-da-índia) é mais adequada para doces, por ser mais delicada e a Cássia (canela-da-china) para salgados. Mas isso não é uma regra, no Brasil e na maioria dos países a cássia é usada para tudo. 
O México prefere a canela verdadeira, inclusive para salgados e a Índia não utiliza a Cássia nos doces, por achar que a ligeira adstringência da cássia não é adequada. 
Em pau, ela deve ser cozida em líquidos e é muito útil quando o sabor é desejado, mas não a cor. 
Em pau junto com o cravo aromatiza a maioria dos doces em compota no Brasil. 
Em pó é muito usada na confeitaria e padaria do mundo todo, aromatizando bolos, tortas, pães e rosquinhas de todos os tipos. 
Combina muito bem com bebidas principalmente de chocolate, café e chá. 
Em pratos salgados é muito usada no Marrocos, Índia e no Oriente Médio, principalmente em pratos de frango e carneiro. 
Entra na composição do tempero de cinco especiarias chinês, do garam masala indiano e da pimenta síria. 
Botões de Cássia também são usados na China e Índia, inteiros em picles e moídos para aromatizar pratos. Têm sabor doce e menos forte que o da casca. 
As folhas da Cássia e de outras espécies também são usadas na culinária indiana e de alguns países da Ásia. Na Índia é conhecida como tejpat e é muitas vezes traduzida por folha de louro, a utilização é parecida, mas o sabor é muito diferente.
A canela do Ceilão da foto acima, chamada de canela-da-Índia, é considerada a canela verdadeira e possui um óleo essencial que a distingue da cássia, dando-lhe um toque de cravo. Seu sabor e aroma são considerados mais complexos.
O pau da canela-da-Índia é bem delicado e se parte com facilidade. Ele tem mais camadas que são bem finas e enroladas bem firmes. É moído facilmente em moedor elétrico.
O pau da Cássia da foto abaixo, conhecida por canela-da-china, é mais grosseiro, mais escuro e mais duro. Pode ser vendido com a parte externa, que é esbranquiçada. É difícil de ser moída em casa. 
A canela-da-Índia tem pó mais fino e cor mais clara, tem aroma e sabor bem adocicados. Costuma ser mais cara e é difícil de ser encontrada no Brasil.
A maioria da canela em pó comercializada é a Cássia, que é mais escura, bem mais forte e um pouco amarga.


Cardamomo







O cardamomo são as sementes de uma planta da família do gengibre, que nascem dentro de uma cápsula de cor verde. É nativo do sul da Índia e é conhecido como a rainha das especiarias. É colhido verde e colocado para secar tradicionalmente em fornos a carvão por 3 dias. O maior exportador hoje em dia é a Guatemala, onde ele é processado em máquinas modernas. O de melhor qualidade é de cor verde. O cardamomo de cor clara, ou está velho, ou foi colhido fora de época ou foi seco ao sol. Ou ainda pode ter sido branqueado.Na Índia é mastigado após as refeições e é usado para branquear os dentes e refrescar o hálito. O cardamomo aromatiza pratos salgados, doces e bebidas como café e chá.


Fica delicioso no chocolate quente

Combina muito bem com baunilha e açafrão.

Combina com frutas cítricas, maçãs, pêras, mangas e com salada de frutas ou frutas cozidas. 

Fica maravilhoso em preparações com leite, creme ou iogurte, como sorvetes, pudins e arroz doce.

Na Escandinávia é usado na confeitaria para aromatizar bolos, tortas e biscoitos. 

É um componente essencial de várias misturas de temperos indianos e árabes.

Pode ser usado em marinadas para carnes e frango, combina muito bem com arroz. 

Como usar:
Pode ser usado inteiro ou moído.
Pode ainda ser tostado a seco ou em óleo antes de ser adicionado à preparação.
Pode ser usado com ou sem casca, mas quando com casca deve ser amassado para uma melhor extração do sabor.

Cuidados ao comprar:
Ao comprar verifique se a casca está inteira, bem fechada, sem furos e sem manchas.
As sementes internas devem ser de cor marrom bem escura e ligeiramente pegajosas, quando estão muito secas e acinzentadas é sinal de que está velho.
Evite comprar cardamomo em pó, além de perder logo seu aroma, por ser muito caro costuma ser falsificado.





Cominho


Categoria: Semente



Cominho Planta

                                          Cominho Semente


Cominho moído em pó


O cominho é uma semente, fruto de uma planta parente da erva doce e originária do Oriente Médio e África.

É vendido inteiro ou em pó. O pó comprado pronto é muitas vezes falsificado com sementes de coentro, mais baratas.Inteiro, deve ser frito ou tostado para realçar o sabor e diminuir o amargor. Quando tostados fazem um crack que indicam que estão prontos.Seu sabor ligeiramente picante dá um toque especial ao arroz.É muito usado em conservas.Combina muito bem com carnes vermelhas e verduras ensopadas e ainda com feijão, lentilhas, queijos, frango, carneiro, lingüiça, etc.É um dos temperos essenciais aos curries indianos e ao couscous marroquino. Faz parte de misturas de temperos desses dois países: garam masala e ras-el-ranout.Na Índia é usado em quase todos os pratos salgados e também em pães, chutneys e bebidas.É muito usado na culinária árabe, portuguesa, espanhola, mexicana e brasileira.Aqui no Brasil tempera a carne picadinha, a carne assada, o quibe, etc. e normalmente é comprado e usado moído.




Coentro

Categoria: Folha e Semente



Semente e Folhas

Vamos falar do Coentro, você também confunde com a Salsinha? Então, muitas pessoas confundem!!! Para ajudar vocês vou distinguir algumas diferenças entre elas e especificar aqui as particularidades do Coentro. Normalmente a Salsinha é vendida em maço junto com a cebolinha e o Coentro é vendido separado. Mas sei que isso ainda não te ajuda a esclarecer...Vamos ao cheiro de cada um deles:

A Salsa tem um cheiro suave, quando macerado tem um odor mais cítrico lembrando um anis e o limão. O Coentro tem um odor bem forte, lembrando grama.
No aspecto físico o Coentro tem um tom de verde mais claro  e as folhas são mais arredondadas,  a Salsa tem um tom de verde mais vivo e suas folhas são mais alongadas formando meio que um triângulo.

Agora vamos falar do uso culinário do Coentro em folha ou em maço. Muito conhecido na culinária brasileira principalmente na Região Nordeste, é indicado no uso do feijão, cozidos de peixes e caldos, frutos do mar e caldeiradas. 
Já o coentro em sementes muito se difere da planta pois não tem aquele cheiro forte e é muito utilizado na preparação de diversos pratos.Existem duas variedades de sementes: a redonda, mais escura e comum e que é vendida aqui no Brasil  e a alongada e de cor mais clara proveniente da Índia, que é um pouco mais adocicada e tem um aroma bem cítrico.
São usadas no mundo todo podendo estar cruas, tostadas, inteiras ou moídas.São macias, por isso são moídas facilmente à mão e devem ser compradas inteiras para não perderem o sabor. Após moer, coe para retirar alguns pedaços da casquinha externa que normalmente não moem bem.
Os indianos usam as sementes tostadas, o que as deixa com um sabor mais complexo, mais caramelizado. Você pode tostar antes de moê-las, se desejar. Na Índia as sementes são usadas em quase tudo: curries, chutneys, saladas, sopas e até em bebidas.
As sementes de coentro têm sabor suave, por isso podem ser usadas em maior quantidade que outras especiarias. São muito usadas em misturas de temperos como uma base ajudando a balancear o sabor das misturas como curries e temperos do norte da África e Oriente Médio.
Os grãos de coentro são muito usados em picles, conservas e marinadas.
Combinam com carne, frango, porco e peixes. E todo o tipo de vegetais! Moído e tostado fica delicioso em um purê de batatas e dão um toque especial a pratos com cogumelos.
No México e no Egito fazem dupla com o cominho,também são usadas em massas de bolos, biscoitos e tortas.Combinam muito com frutas como maçãs, pêras, laranjas e ameixas e em compotas.
Na Turquia as sementes são cobertas com açúcar e consumidas como balinhas de hortelã ao final de uma refeição.
As sementes não são normalmente tostadas para uso em doces.






























Nenhum comentário:

Postar um comentário